Desenvolvimento Android ou IOS: Qual escolher para o seu aplicativo?

Desenvolvimento Android ou IOS: Qual escolher para o seu aplicativo?

Se você está pensando em desenvolver um aplicativo – seja como um novo negócio ou até mesmo para sua empresa – certamente já se perguntou por onde começar e, principalmente se deve fazer o Desenvolvimento Android ou IOS. Mas, qual a diferença entre eles? Um é melhor que o outro? Qual é mais caro?

Bom, existe muita discussão sobre qual o melhor sistema operacional para desenvolver aplicativos para dispositivos mobile: Android ou IOS. Entretanto, antes de escolher entre eles, é preciso levar alguns pontos em consideração. E, é sobre isso que falaremos nesse artigo.

Se você quer saber qual é a melhor plataforma para desenvolver seu aplicativo mobile – Android ou iOS – falaremos, aqui, sobre as principais diferenças entre os dois sistemas nos seguintes pontos:

  • Público e mercado: Vendas, uso e popularidade
  • Hardware do sistema
  • Experiência do usuário
  • Desenvolvimento do Sistema
  • Licenciamento
  • Segurança do Sistema
  • Forma de Rentabilizar

Sistema Android X Sistema IOS

É muito importante que você conheça direitinho as especificidades de cada um, tendo em mente qual o mais fácil de aprender, quais os obstáculos, seus prós e contras e, principalmente, qual das plataformas se adequa mais às demandas do seu app e ao seu público.

Então, vamos lá:

#1 – Público e mercado: Vendas, uso e popularidade

Quando o assunto é vendas, o Android ganha com folga.  O sistema móvel da Google é o preferido de muitos usuários – principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Afinal, ele não é um sistema exclusivo e está presente em centenas de modelos de smartphones e tablets. Além disso, o valor de alguns desses aparelhos é muito mais acessível que um iPhone, por exemplo. Isso facilita ainda mais a popularização desse sistema.

Por sua vez, usuários do sistema da Apple  – o iOS -apresentam maior engajamento e gasto por aplicativos. O que deve ser levado em conta na hora de escolher o desenvolvimento Android ou iOS para o seu aplicativo. Outro ponto a favor desse sistema é que ele domina grande parte do mercado de tablets, especialmente para quem procura a tecnologia para fins corporativos.

O que também ajudará a determinar qual o sistema mais adequado para o seu projeto, é levar em consideração a forma que você pretende rentabilizar seu aplicativo. Questione-se: Pretendo atingir um público mais amplo (Android) ou um público mais seleto, porém mais engajado (iOs)?

#2 – Desenvolvimento Android ou IOS: Hardware do sistema

Os sistemas Android e iOS também possuem diferença quanto ao fabricante do Hardware.

Smartphones que possuem sistema Android podem ser fabricados por diversas marcas como, por exemplo, Samsung, Motorola, LG, etc. Com isso, os celulares acabam apresentando tamanho, peso, funções e qualidade diferentes. Além disso, cada marca realiza a comunicação entre hardware e software a sua própria maneira.

Já o sistema iOS é exclusivo da Apple e apresenta o mesmo fabricante para todos seus aparelhos. Com isso, todos os smartphones da marca apresentam comunicação entre hardware e software muito parecida, possibilitando um desempenho muito similar entre os modelos com iOS.

Geralmente, os melhores celulares Android possuem o hardware superior aos lançamentos da Apple. Entretanto, a Apple compensa muito bem essa diferença, oferecendo uma comunicação mais homogênea entre hardware e software (por ter o mesmo fabricante) e, consequentemente, um melhor desempenho dos aparelhos.

Outra questão – que já mencionamos anteriormente – é que celulares Android costumam ser mais populares, justamente por terem um hardware mais acessível (sendo disponibilizados por várias marcas). Por sua vez, para desenvolver um aplicativo iOS você precisará de aparelhos da Apple, seja ele iPhone, iMac ou MacBook.

#3 – Desenvolvimento Android ou IOS: Experiência do usuário

Quando se trata de experiência do usuário, Android e o iOS se diferem bastante.

O Android permite maior personalização dos aparelhos e o usuário pode modificar e customizar seu smartphone (principalmente, a tela de navegação). É possível colocar os ícones da forma que o usuário bem entender. Além disso, vários dos aplicativos Android possuem widgets para facilitar seu uso, podendo adicionar widgets de previsão do tempo, relógio, atualização de redes sociais, e-mails, calendários e etc.

Já a Apple tem como proposta uma usabilidade simples com design elegante. Por isso, o iOS oferece uma experiência padronizada. Ou seja, em todos os aparelhos da marca, as usabilidades e funções são as mesmas. Assim, independente do modelo do iPhone, o usuário consegue utilizar todas funções, independente do modelo. Há a possibilidade de mover os ícones dos aplicativos, por exemplo, mas não de personalizá-los como no Android.

#4 – Desenvolvimento do Sistema

Geralmente, o desenvolvimento de um aplicativo Android leva mais tempo que um iOS. Isso ocorre, principalmente, pela grande quantidade de modelos de smartphone em que o app deve rodar. Já a programação para dispositivos iOS é mais simples e assertiva, uma vez que não existe uma grande variedade de aparelhos, o que facilita a interação com o software.

O processo de desenvolvimento de um aplicativo depende também da App Stores de cada sistema. No caso do Android, ele será submetido a Google Play e possui uma taxa de U$25 para a publicação do app. Esse valor só precisa ser pago para abrir a conta, é uma taxa única, não tem renovação.

O aplicativo iOS deve ser publicado na Apple Store com uma taxa anual de U$99.



Leia também:

Os primeiros passos para desenvolver sua ideia de aplicativo

Vantagens de contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile


#5 – Desenvolvimento Android ou IOS: Licenciamento

O processo de aprovação de um aplicativo iOS é bem mais rigoroso, burocrático e caro, podendo levar muito mais tempo. Entretanto, a Apple faz uma análise minuciosa e revisa todo o app, informando os motivos da aprovação ou da rejeição.

Já para publicar na Google Play Store é bem menos burocrático e o processo de análise e revisão não é tão rígido. Apesar da liberdade conferida ao desenvolvedor, a falta de rigor pode levar seu aplicativo a ser aprovado sem oferecer uma boa experiência ao usuário.

#6 – Desenvolvimento Android ou IOS: Segurança

O iOS possui um sistema ‘fechado’ e exclusivo, o que, de certa forma, o torna mais seguro que um Android. Este, por sua vez, possui um projeto de código aberto o que facilita a customização, mas, o torna mais vulnerável a malwares.

Além disso, a segurança também está relacionada às atualizações do sistema. E, quanto a isso, o iOS disponibiliza suas atualizações para a maioria dos aparelhos Apple, diferentemente dos Androids que estendem suas atualizações apenas para alguns aparelhos.

#7 – Desenvolvimento Android ou IOS: Forma de Rentabilizar

Apesar da grande popularidade do Android, o iOS acaba sendo mais rentável para os desenvolvedores. Isso porque os usuários de iOS tendem a gastar e investir mais nos aplicativos. Já o Android traz a vantagem de mais aplicativos suportados por meio de publicidade. Mais uma vez frisamos que a escolha do sistema ideal para o seu projeto de aplicativo mobile também passa pela análise do público para o qual ele será destinado.

Em resumo,

Escolha um desenvolvimento iOS se:

– Deseja testar mais seu aplicativo antes de publicá-lo, garantindo melhor experiência aos usuários.

– Tem um público específico que deseja alcançar.

– Precisa desenvolver um aplicativo em caráter mais urgente. Uma vez a construção de aplicativos iOS é considerada mais fácil pelos desenvolvedores.

Vale lembrar também que, estatisticamente, os usuários de iOS estão acostumados a pagar mais pelos serviços disponibilizados.

Escolha um desenvolvimento Android se:

– Você deseja controlar profundamente elementos de hardware/ software, tendo liberdade de customizar e criar.

– Quer economizar na publicação do seu app. Afinal, é mais barato publicar seu aplicativo na Google Play do que na Apple Store.

– Deseja alcançar um público amplo e variado. Já que, se tratando de mercado, os smartphones Android  são maioria.

Como vimos, na hora de decidir entre qual sistema – Android ou iOS – utilizar para desenvolver seu aplicativo mobile, o ideal é fazer um balanço do tipo de aplicativo que pretende desenvolver, quanto você tem para investir e como vai fazer para ganhar dinheiro com esse negócio.

Continua com alguma dúvida? Fale com um de nossos consultores e descubra como fazer sua ideia de aplicativo se tornar um negócio de sucesso.

Imagem

A tecnologia a seu favor. Obtenha mais resultados com a ferramenta certa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *